Para conter a disseminação e o avanço do novo coronavírus, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) intensificou as medidas de desinfecção e higienização por toda a cidade. A iniciativa teve início no dia 18 de março e faz parte do conjunto de medidas para enfrentamento à Covid-19. Até o momento, foram realizadas um total de 5.211 ações em vários pontos da capital. 

Entre os serviços realizados estão a higienização dos principais terminais de ônibus, desinfecção de cemitérios públicos municipais e unidades de saúde. Além dos mercados municipais, locais de entrega de quentinhas para moradores em situação de rua, restaurantes populares e outros. A higienização também foi intensificada também nos bairros que estão ou passaram por medidas restritivas. 

A operação de desinfecção envolve 80 agentes pulverizadores, que utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) e pulverizadores costais para aplicação de hipoclorito de sódio e água nas vias e estruturas. Além disso, a iniciativa conta com dez carros-pipa adaptados, com capacidade para quatro mil litros de hipoclorito de sódio e água. A equipe ainda conta com o reforço de um trator de pulverização, com capacidade para 400 litros da solução e jato que alcança até 15 metros. 

“Temos atuado de forma proativa, desde março, com serviços de higienização e desinfecção por toda a cidade. Os primeiros equipamentos a receberem as ações foram as principais estações de transbordo de ônibus, que, em seguida, se expandiram para avenidas, praças, unidades de saúde, restaurantes populares, cemitérios e, mais recentemente, os bairros com medidas restritivas e finais de linha de ônibus. Desta forma, acredito que, em alinhamento com os outros órgãos da Prefeitura, temos realizado um trabalho fundamental de combate à pandemia e em prol da população”, afirma Marcus Passos, presidente da Limpurb.