Como parte das medidas de flexibilização de algumas atividades em Salvador, a Prefeitura criou protocolos de funcionamento que devem ser expostos nos estabelecimentos que estão autorizados a funcionar. Os cartazes já estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), no endereço www. sedur. salvador. ba. gov. br.

O responsável do estabelecimento deverá baixar dois protocolos, imprimir e afixar em um local visível. Além do protocolo geral, é preciso expor também o setorial, de acordo com a atividade específica: lavanderia; materiais elétricos e de ferragens; açougue; clínicas e consultórios; serviços odontológicos eletivos; clínicas de estética; comércio e serviço de arquitetura e decoração; obras e intervenções em imóveis habitados; concessionárias e revenda de veículos.

O material é obrigatório e deve está exposto nas entradas dos estabelecimentos comerciais e prestadoras de serviços. A Sedur irá manter a fiscalização diária para garantir o cumprimento das medidas.

“Entendemos a importância da retomada da atividade econômica da cidade, mas precisamos fazer isso de forma segura. Os protocolos foram criados para nortear os procedimentos, garantir o bem-estar dos profissionais e dos clientes e ajudar na proteção à vida”, afirma o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara.

Os cartazes contém um QR Code que direciona para o site da Sedur onde o cidadão poderá ter acesso às informações detalhadas com todas as medidas de funcionamento exigidas pelo município. Caso seja encontrada alguma irregularidade, a população pode denunciar o estabelecimento por meio do Disque Coronavírus 160.