Novos grupos prioritários foram adicionados à lista da vacinação contra Covid-19 em Salvador, nesta terça-feira (27). Além dos profissionais da educação básica com 40 anos ou mais e transplantados, os rodoviários agora podem tomar a primeira dose do imunizante no município, em diferentes pontos da cidade. 

No Complexo Militar do Dendezeiros, um dos pontos de imunização, a cobradora Rita Viana, de 50 anos, esperou pacientemente para tomar a primeira dose. Para ela, o momento traz uma sensação de esperança. 

Há 20 anos rodando na OTTrans, Rita, que é portadora de sarcoidose, contava os dias para ser imunizada. “Se eu não me cuidar, pode acontecer algo mais grave. A vacina me enche mais de esperança de superar essa doença que abalou totalmente o mundo”, disse. 

Direto do expediente na garagem do Consórcio Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, Clóvis de Souza chegou de moto ao drive localizado no Dendezeiros, acompanhado do colega de serviço Luís Carlos Lima. O rodoviário, que teve a Covid-19 em março do ano passado, trabalha há 16 anos e confessou estar com as melhores expectativas possíveis para a vacina. “A gente recebendo a primeira dose fica um pouco imunizado, já na espera da segunda dose”, afirmou. 

O coordenador de imunização nos Dendezeiros, Sérgio Nogueira Filho, afirmou que a procura pelo local tem se intensificado com a abertura de novos públicos. No entanto, segundo ele, o volume tem se mantido estável em relação ao horário, com maior procura pela manhã e filas intensas nos dois pontos fixos. 

Números – Nesta terça, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou 37 pontos de vacinação ativos, sendo 16 drive-thrus espalhados na cidade. Somente nesta terça-feira, mais de 16 mil pessoas foram vacinadas na cidade, e mais de meio milhão desde o início da campanha. 

Ainda no grupo que está sendo imunizado no momento, estão inclusas doulas, agentes de segurança e salvamento, trabalhadores da saúde, profissionais e autônomos. É necessário consultar no site www. saude. salvador. ba. gov. br para verificar se o nome consta no cadastro enviado à SMS, antes de ir a um dos postos para ser vacinado.