A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue em Salvador nos 109 postos de saúde, das 8h às 16h, para todos os públicos incluídos. No caso dos cidadãos a partir de 60 anos e professores, há também atendimento pelo drive-thru do Shopping Barra, na Avenida Centenário.

A estratégia contempla crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, além dos idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é alcançar, aproximadamente, 750 mil pessoas.

O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia do novo coronavírus. Os grupos prioritários que já têm acesso à vacina contra a Covid-19 precisam estar atentos ao intervalo de 14 dias para a aplicação do imunizante contra a gripe.

“Esse prazo é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante e principalmente, para que possíveis efeitos pós-vacinais dos imunizantes não se sobreponham. O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a Covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa”, explica a infectologista da SMS, Adielma Nizarala.

Todos os cidadãos do público eletivo devem apresentar, no ato da vacina, o documento de identificação oficial com foto e caderneta de vacinação. Já os professores devem levar também a cópia do contracheque. Confira a lista completa dos postos da vacina contra gripe no site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br.