Moradores do bairro de Nova Esperança recebem, nesta terça-feira (1º), um importante apoio na busca pela superação de vulnerabilidades sociais, com a realização da 1ª edição do projeto CadÚnico Itinerante. Realizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a ação visa tornar o serviço mais acessível à população e ocorrerá das 8h às 14h, na Associação Beneficente Moradores de Nova Esperança (ABMNE), localizada na Rua Castro Alves, 8, Nova Esperança – Ceasa.

O secretário da Sempre, Kiki Bispo, explicou que os atendimentos do Cadastro Único foram suspensos no início da pandemia, atendendo a uma portaria do Ministério da Cidadania. Com a retomada das atividades, foi observada uma demanda muito grande da população pelo serviço.

“Por isso estamos iniciando esse projeto de descentralização dos atendimentos, levando o serviço para perto da população que mais precisa. Assim, evitamos a formação de filas, aglomerações e possíveis contágios pela Covid-19, e efetuamos a prestação dos serviços socioassistenciais”, completou.

Durante a ação, que tem a expectativa de atender 150 famílias, a população poderá tirar dúvidas, fazer inclusões, além de atualizações cadastrais. A programação itinerante vai ocorrer duas vezes por semana, em bairros com grande número de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.

CadÚnico – O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um banco de dados que identifica e caracteriza as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, em função da renda. Desta forma, proporciona o entendimento da realidade socioeconômica para a formulação de políticas públicas que promovam a superação de condições de vulnerabilidade e risco social. Através dos cadastros, a população pode ter acesso a programas como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Tarifa Social de Energia.