A Independência do Brasil na Bahia se aprofunda mais na era digital com o Dois de Julho GO, aplicativo de realidade aumentada (AR) que conta a história de uma das mais belas e fortes manifestações populares do país. O lançamento oficial será realizado durante a cerimônia simbólica dos festejos nesta sexta-feira (2), com a inauguração de uma placa com QR Code para download do aplicativo, a ser instalada no Pavilhão 2 de Julho, no bairro da Lapinha. 

O app (disponível para Android e iOS) permite ao usuário conhecer a história, através de três personagens: o Caboclo, a Cabocla e Maria Felipa, os guias na viagem ao passado - uma  contextualização histórica ao mesclar o antigo e o novo. O download pode ser feito através do site doisdejulhogo. com. br . 

A ferramenta possibilita acesso a um conteúdo histórico de forma lúdica e interativa. Por meio da câmera de smartphones ou tablets de celulares compatíveis com a tecnologia AR é possível que os usuários visualizem os elementos virtuais tridimensionais - personagens históricos – e também imagens imersivas em 360 graus. 

O aplicativo foi desenvolvido pela Estandarte Produções no âmbito do Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. 

“Na Estandarte estamos sempre trabalhando em inovação de linguagem e de tecnologia. Fazemos parte do movimento afrofuturista e temos lançado vários produtos como esses. Essa é versão beta do app, queremos expandir ainda mais a experiência do público com a reconstrução de obras e cenários inteiros em 3D. Pensamos no aplicativo como um Sankofa: aprendemos com o passado para construir o presente e o futuro”, pontua Jamile Coelho, da Estandarte Produções.